Crescer na Creche - "As rotinas"

 

As rotinas da creche como, o acolhimento, a alimentação, a higiene, o sono, funcionam como eixos globalizadores em torno dos quais se deve articular a ação educativa. As mesmas fazem parte de uma rotina diária organizada que deve ser mantida, sendo no entanto flexível, tendo em atenção as necessidades de cada criança, respeitando os diferentes ritmos, hábitos e preferências de cada criança. As mesmas, proporcionam à criança segurança, orientam a sua ação, pois vão progressivamente adquirindo uma noção de tempo e espaço, percebendo a sequência dos vários acontecimentos diários.

As situações de rotina constituem ainda momentos privilegiados de interação adulto/criança, durante os quais o adulto pode conversar com a criança, criar, jogar, falar, sorrir, estabelecendo uma relação afetuosa com cada criança.

As rotinas são também momentos de trocas intensas e de aprendizagens significativas, em que se promove a independência e a autonomia.

 

  • ACOLHIMENTO

O acolhimento deverá ser feito por um adulto da sala, dísponivel para conversar com quem traz a criança, de forma a saber como passou a noite, como acordou, a que horas comeu, compreendendo assim melhor a criança.

  • REFEIÇÕES

Mais importante do que o "dar de comer", é a relação afetuosa que se cria nas refeições. Estabelecer um diálogo com a criança, dar-lhe atenção, mostrar-lhe um sorriso, permite-nos transformar o simples ato de "dar de comer", num momento afetuoso, de brincadeira/jogo e de prazer. Estes momentos podem constituir, também, uma excelente oportunidade para o desenvolvimento da autonomia da criança, para a ocorrência de experiêcias sensoriais e ainda para a aprendizagem de competências sociais. É importante dar oportunidade à criança de poder "mexer", levar à boca e cheirar os alimentos e que tenha uma colher para se familiarizar com este objeto, tentando assim comer sem ajuda.

  • HIGIENE

Os momentos de higiene e mudança de fralda são momentos privilegiados da relação adulto/criança.

A mudança da fralda deve ser um momento de comunicação entre o adulto e a criança, quer através do gesto, da expressão facial, expressão verbal, um momento de descoberta e de exploração do corpo, de brincadeira, de contacto físico com o corpo - pés, barriga, mãos.

Mais do que o simples contacto físico, a simples ação de mudar a fralda, pode constituir uma ocasião privilegiada para a construção de sentimentos essenciais de segurança e reconhecimento.

  • SONO

Tal como nas outras rotinas, também esta assume um carácter individualizado, devendo-se por isso respeitar e preservar as necessidades individuais e o ritmo individual de cada criança, deixando-a usufruir de um "bom soninho". Se a mesma possuir algum objeto transitivo, que lhe facilite a ligaçã da vigília ao sono, deve ser usado e respeitado pois é, muitas vezes, o elo de ligação entre a familia e a creche. O mesmo transmite-lhe conforto e alívio mesmo na ausência da mãe, e ajuda-o a tolerar melhor a separação.

Na hora do sono deve ter-se em conta o espaço (calmo e silencioso), podendo o mesmo ser afastado das restantes salas, de modo que o sono proporcione um momento agradável à criança.